top of page

O projeto

          O projeto visa ao melhor esclarecimento da população em geral sobre práticas aplicadas pelas indústrias de alimentos e características técnicas de seus produtos processados. Com a internet, a difusão de conhecimento e opiniões se tornou mais fácil e democrática. Todavia, nem sempre os textos disponíveis na internet trazem informações tecnicamente corretas e, mesmo assim, podem encontrar grande poder de influência sobre a população, sendo esta influência ainda mais forte entre os mais jovens, incluindo crianças e adolescentes, que têm grande facilidade de interação com a internet.

Nosso objetivo:

        O desafio é que grande parte da população não tem conhecimento técnico para identificar textos sem fundamento científico, o que traz prejuízos para cidadãos, consumidores, profissionais da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e indústrias. Portanto, o projeto tem como objetivo tentar, de alguma forma, levar esse conhecimento técnico à população por meio de posts publicados no blog. 

Mas como faremos?

     Este projeto buscará textos que apresentem informações técnicas incorretas sobre o processamento de alimentos e serão produzidos “textos-resposta” que serão divulgados em um “blog”, esclarecendo e corrigindo informações. Estes textos-resposta serão curtos e de linguagem acessível ao público não especializado, permitindo às pessoas rejeitar ou confirmar “mitos” atualmente difundidos na rede. A produção destes textos-reposta com linguagem não técnica difundirá o produto da pesquisa bibliográfica feita pelos estudantes de Engenharia de Alimentos da UFRJ acerca de um assunto que faz parte do cotidiano de todos: indústrias, processamento e características dos alimentos.

bottom of page