Gosto X Sabor
Origem: Testes e simulados UOL de como funcionam os cinco sentidos
Disponível em:
<https://educacao.uol.com.br/quiz/2015/07/02/voce-sabe-como-funcionam-os-cinco-sentidos.htm> Acessado em: 28/06/2017
Postagem:
Texto-resposta:
A pergunta feita pelo teste do site UOL possui um equívoco, pois diverge com as opções de respostas dadas. No caso, questiona-se “Quais são os sabores percebidos pela língua? ” e são dados como opções de respostas “Líquido e sólidos” que já seriam descartados, “Doce e amargo, apenas” e “Doce, amargo, azedo e salgado” que seriam uma das respostas, segundo o teste. Porém, “doce, amargo, azedo e salgado” não são sabores e sim, gostos básicos. Dessa forma, a pergunta poderia ser reformulada, trocando “sabores” por “gostos”, resultando em “Quais são os gostos percebidos pela língua? ” Convergindo, assim, com as opções de respostas dadas.
Para quem se interessar em saber sobre a diferença entre sabor e gosto, segue abaixo um texto abordando um pouco mais sobre o assunto. A região da mucosa da boca e da língua reconhecem cinco gostos, são eles: doce, salgado, ácido, amargo e umami (termo em japonês que significa “agradável”). A percepção do gosto ocorre por meio de células receptoras localizadas nas partes frontal, lateral e no fim da língua, bem como no palato, bochechas e esôfago.
Quando o alimento entra em contato com língua, os receptores dos gostos, que são sensíveis, são estimulados e eles percorrem os seguintes caminhos: das papilas gustativas na boca ao tracto solitário, localizado no bulbo. Em seguida, os estímulos são transmitidos ao tálamo; do tálamo passam ao córtex gustativo primário até chegarem nas áreas gustativas ao redor e na região que é responsável pela integração de todas as sensações.
Figura 1. GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5ª ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.
Enquanto que o sabor, que também recebe a nomenclatura de flavor, é uma sensação mista, isto é, envolve o gosto (doce, amargo, salgo, azedo, umami) juntamente com o olfato. Em suma, sabor é uma mistura de sensaçõecs químicas orais, são elas: o gosto doce, amargo, salgado, doce, umami e a sensibilidade química geral como irritação, sensações térmicas, pressão, adstringência, pungência (intenso), picância, refrescância, dormência, etc. com sensações químicas olfatórias: que inclui sensibilidade química geral como foi mencionado acima, além do olfato, sendo dividido em olfato ortonasal (inspiração) que é responsável por inspirar substâncias químicas voláteis liberadas por um determinado alimento e olfato retronasal (origem na boca).
Referências Bibliográficas:
DUTCOSKY, S. Análise sensorial de alimentos. 4. Ed. Curitiba: PUCPRess, 2013. p.46-47.
MEILGAARD, M; VANCE, G; CARR, B. Sensory Evaluation Technique. 3. Ed. Boca Raton: CRC Press, 1999.