top of page

Gosto X Sabor

Origem: Testes e simulados UOL de como funcionam os cinco sentidos

Disponível em:

<https://educacao.uol.com.br/quiz/2015/07/02/voce-sabe-como-funcionam-os-cinco-sentidos.htm> Acessado em: 28/06/2017

Postagem:

 

Texto-resposta:

A pergunta feita pelo teste do site UOL possui um equívoco, pois diverge com as opções de respostas dadas. No caso, questiona-se “Quais são os sabores percebidos pela língua? ” e são dados como opções de respostas “Líquido e sólidos” que já seriam descartados, “Doce e amargo, apenas” e “Doce, amargo, azedo e salgado” que seriam uma das respostas, segundo o teste. Porém, “doce, amargo, azedo e salgado” não são sabores e sim, gostos básicos. Dessa forma, a pergunta poderia ser reformulada, trocando “sabores” por “gostos”, resultando em “Quais são os gostos percebidos pela língua? ” Convergindo, assim, com as opções de respostas dadas.


Para quem se interessar em saber sobre a diferença entre sabor e gosto, segue abaixo um texto abordando um pouco mais sobre o assunto. A região da mucosa da boca e da língua reconhecem cinco gostos, são eles: doce, salgado, ácido, amargo e umami (termo em japonês que significa “agradável”). A percepção do gosto ocorre por meio de células receptoras localizadas nas partes frontal, lateral e no fim da língua, bem como no palato, bochechas e esôfago.


Quando o alimento entra em contato com língua, os receptores dos gostos, que são sensíveis, são estimulados e eles percorrem os seguintes caminhos: das papilas gustativas na boca ao tracto solitário, localizado no bulbo. Em seguida, os estímulos são transmitidos ao tálamo; do tálamo passam ao córtex gustativo primário até chegarem nas áreas gustativas ao redor e na região que é responsável pela integração de todas as sensações.

Figura 1. GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5ª ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.

Figura 1. GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5ª ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.


Enquanto que o sabor, que também recebe a nomenclatura de flavor, é uma sensação mista, isto é, envolve o gosto (doce, amargo, salgo, azedo, umami) juntamente com o olfato. Em suma, sabor é uma mistura de sensaçõecs químicas orais, são elas: o gosto doce, amargo, salgado, doce, umami e a sensibilidade química geral como irritação, sensações térmicas, pressão, adstringência, pungência (intenso), picância, refrescância, dormência, etc. com sensações químicas olfatórias: que inclui sensibilidade química geral como foi mencionado acima, além do olfato, sendo dividido em olfato ortonasal (inspiração) que é responsável por inspirar substâncias químicas voláteis liberadas por um determinado alimento e olfato retronasal (origem na boca).

Figura 2. Classificação anatômica do sabor

Referências Bibliográficas:

DUTCOSKY, S. Análise sensorial de alimentos. 4. Ed. Curitiba: PUCPRess, 2013. p.46-47.

MEILGAARD, M; VANCE, G; CARR, B. Sensory Evaluation Technique. 3. Ed. Boca Raton: CRC Press, 1999.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page